27 janeiro 2023

Escaleta!

Hello Açucaradas,


E vamos de post diferente nesse blog hoje, um post musical e dica e curiosidades de um instrumento bem diferente, a Escaleta, conheci a pouco e achei bacana, amo música e queria demais aprender a tocar algum instrumento, queria demais que minha mãe me ensinasse a ter mais musicalidade, infelizmente não rolou, mas amo escutar música, cantar, mesmo que mal e fazer posts de curiosidades para vocês.



 O que é uma escaleta:

Escaleta, também conhecido como melódica, melodion, melodeon, clavieta, (não confundir com Clavinet) ou pianica, ou harmonifon é um instrumento musical. Consiste num aerofone de palhetas livres, com funcionamento semelhante ao acordeão e à harmônica de boca. Possui um teclado análogo ao do piano, em proporções reduzidas. Toca-se soprando através do orifício localizado na extremidade do instrumento (ou em muitos casos, soprando através de um tubo flexível que se conecta a esse orifício) e pressionando as teclas respectivas às notas que se deseja tocar. A extensão do instrumento varia de acordo com o modelo, estando, geralmente, entre duas e três oitavas.

O seu uso sempre esteve ligado a fins educativos, sendo utilizado em aulas de musicalização infantil, mas muitos compositores e instrumentistas populares também a utilizam, por seu timbre peculiar e seu caráter ágil, que possibilitam bons solos de improvisação. É um instrumento ainda usado com frequência em apresentações e concursos de bandas e fanfarras. Mas hoje em dia a escaleta ultrapassou esses limites.

A princípio muitos acreditavam que dos estilos musicais que melhor se adaptavam a uma escaleta era o reggae, o som tipicamente jamaicano. Fosse pela velocidade, compassos ou ainda pelas batidas que esse instrumento consegue produzir com um som cadenciado exigido pelo estilo. Mas com o tempo, concluiu-se que a escaleta é mais abrangente do que aparenta. O multi-instrumentista brasileiro Hermeto Paschoal foi um dos muitos musicistas que contribuíram para essa desmistificação ao abranger os mais variados gêneros musicais. Outro brasileiro, Julio Nobre, músico de rua do Rio de Janeiro, trouxe o seu repertório do piano, utilizando-se de teclados arranjadores como base para usar a escaleta como destaque em suas apresentações.

O instrumento também teve destaque em diversas apresentações da banda de heavy metal brasileira Angra, por meio do vocalista, compositor e pianista Andre Matos, que gostava da versatilidade do instrumento. Chamado vulgarmente de "porrinhola" pelos integrantes, o instrumento foi utilizado principalmente quando a banda apresentava as versões acústicas de seu repertório.

Embora sua extensão seja relativamente pequena, a escaleta costuma ser usada em shows e apresentações, por apresentar facilidade de execução e um timbre muito doce e harmonioso, sem ruídos, contrastando melodias com instrumentos de corda.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


 Como funciona:

O músico sopra pela boquilha do instrumento, enquanto pressiona uma ou mais teclas. Ao pressionar uma tecla, abre-se o caminho para a passagem do ar pela palheta correspondente. Com a passagem do ar, a palheta vibra gerando a nota. As palhetas são semelhantes às da gaita de boca e do acordeão, mantendo sua afinação por meses. A afinação pode ser feita por um afinador de gaitas ou acordeões, não sendo comum a afinação desse instrumento.

Me contem, conheciam a Escaleta? Tocam algum instrumento? Gostariam de aprender a tocar algo? Nunca é tarde para começar e aprender.

Beijos Açucarados!

6 comentários:

  1. Eu não conhecia esse instrumento, achei bem legal, olha assim parece ser fácil, mas acredito que não seja nada do que penso ahah

    Beijo
    https://www.blogdathaiara.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse instrumento ainda. Fiquei com vontade de escutar o seu som. Tenho vontade de tocar algum instrumento, mas ainda não tive a oportunidade.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu idem, quando der vou querer aprender

      Beijos Açucarados!

      Excluir