04 março 2020

Armação de óculos de grau: como garantir o ajuste perfeito!

Hello Açucaradas,




A armação do seu óculos de grau te incomoda? Mais do que um acessório para corrigir um problema de visão, o seu óculos deve te agradar visualmente e não te oferecer nenhum tipo de desconforto. Para garantir que o ajuste da sua armação de óculos esteja sempre com o ajuste ideal, alguns cuidados importantes devem ser levados em consideração já no momento da compra, para que a sensação de "vestido" seja quase imperceptível", ou pelo menos confortável para o seu rosto, nariz e têmporas.




Afinal, só quem usa óculos de grau sabe a decepção que é comprar um óculos maravilhoso em sua aparência mas que, de repente, as hastes pressionam suas têmporas ou incomodam as suas orelhas, ou o apoio nasal causa incômodo no nariz ou perto dos olhos. Ou pior: a sua armação de óculos de grau faz com que o acessório fique o tempo todo deslizando pelo seu nariz, te deixando com o mau costume de constantemente levar as mãos ao rosto para corrigir o posicionamento correto.

Manter a sua visão saudável vai muito além do que ter o grau exato em suas lentes. Tudo que envolve o seu óculos, inclusive a armação, devem estar em harmonia para que o uso constante do acessório não seja algo incômodo. Se existem pessoas que deixam de usar o óculos de grau por vergonha, com certeza também existem pessoas que se sentem incomodadas em utilizar o acessório. Por isso, algumas dicas são essenciais para escolher a armação de óculos de grau com o ajuste perfeito.



Selecionando a prescrição de lentes correta

De forma geral, as lentes mais finas e mais leves tendem a ser mais confortáveis. As lentes de plástico costumam pesar até 50% menos do que as lentes minerais. Se o que te faz escolher o óculos certo é o peso, tente sempre optar por lentes de plástico. 

Apoio nasal correto

O apoio nasal é um dos poucos - e talvez o principal - ponto de contato entre a armação do óculos de grau e o seu rosto. Por isso, alguns detalhes são muito importantes para que seu óculos não incomode e tenha o ajuste perfeito. As armações de óculos em metal costumam ter o apoio nasal ajustável, onde pode-se escolher o tamanho, o material e o posicionamento. Porém, essas armações podem ser mais pesadas, deixando marcas no nariz em caso de uso prolongado. Os óculos de plástico tendem a ser mais leves mas permitem menos ajustes, já que o apoio nasal é fixo e do mesmo material da armação. Além disso, dependendo do plástico utilizado, a armação pode escorregar pelo nariz com mais facilidade.

As hastes - ou pernas - dos óculos

Diversos fatores são levados em consideração ao se produzir a armação ideal para cada tipo de rosto. As mais comuns são a largura do rosto e o tamanho da cavidade ocular. As armações ideais devem cobrir toda a cavidade (entre a sobrancelha e o fim das bochechas, onde se inicia a cavidade ocular). Além disso, largura não deve ser muito maior que o rosto, para não incomodar as orelhas, e nem muito apertadas, para não apertar as têmporas.



Dependendo do tipo do material da armação dos seu óculos, da lente escolhida e claro, do design da armação que mais te agrada, mais incômoda ou mais confortável ela será. Por isso, o mais recomendado é você consultar um oculista ou um profissional especializado para escolher a sua, além de escolher uma loja de confiança para escolher a sua armação de óculos de grau.

Beijos Açucarados!

4 comentários:

  1. Oh que tem mesmo modelos bastante bonitos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. OI Juliana, adorei o post porque estou justamente pensando em mudar a minha armação. Estou achando os meus óculos muito caretinha.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir