15 novembro 2019

3 ferramentas para organizar sua rotina de trabalho

Hello Açucaradas,






A rotina no trabalho é um desafio complicado, cada vez mais os profissionais exercem múltiplas funções e para quem não tem muita habilidade em lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, isso pode se tornar um problema, já que algum errinho pode passar em branco em meio a tantas responsabilidades. Por isso, é de grande importância manter uma organização da rotina no trabalho, não só pela entregas de qualidade, mas também pela saúde mental, é como explica a analista de recursos humanos, Nataly Braz. “Nós ficamos em média 8 horas por dia no trabalho, ser organizado ao desenvolver as tarefas nos ajudam a não perder de vista nada importante”. 




1.Ferramentas virtuais, aplicativos e nuvem


Tem que se ter em mente que o emprego não se resume somente em bater o ponto e fazer as tarefas que lhe foram dadas, por isso, uma rotina de trabalho organizada pode te tornar mais produtivo e inclusive acrescentar pontos ao crescimento profissional. No caso de quem está começando em um novo emprego e tem que impressionar para passar do período de experiência, a organização é mais fundamental ainda. É importante ser disciplinado e algumas ferramentas virtuais e aplicativos podem ajudar muito nessa tarefa. 

Esse tipo de ferramenta pode ser útil também para quem está a procura de um emprego, muitas vezes uma consultoria de RH, como a Employability, te ajuda a arrumar o currículo e chegar até a vaga, mas as ferramentas de listagem podem te ajudar com lembretes dos horários das entrevistas, com etapas dos processos seletivos e data do período de inscrição. 

Segundo Nataly Braz, existem inúmeras ferramentas que nos ajudam com a rotina de trabalho, e é muito subjetivo de cada um escolher a que mais agrada. “Sem dúvidas entre as queridinhas dos profissionais temos o Trello, lista de tarefas, o Google Keep, além claro das agendas para organizar os compromissos e ações,  como o Google Agenda, no caso do android, ou a Agenda, do IOS.”

Trello 


O Trello é um sistema de quadro virtual para gerenciamento de tarefas que segue o método "kanban", método japonês de utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção e tarefas. Ele permite a criação de um quadro de tarefas, onde é possível criar colunas e adicionar cards com tarefas e obrigações. 


Google Keep 



O Google Keep também é um aplicativo de notas que ajuda na organização, o grande diferencial dele é que é possível salvar ideias em forma de texto, lista, foto e até áudio. O app é gratuito e está disponível para celulares com Android, iPhone, Google Chrome e PCs, na versão web. Outro diferencial é que é possível compartilhar suas listas pelo whatsapp, instagram, na página do facebook, pelo e-mail e Google Drive e Google Calendar

Google Agenda 


Google Agenda é um serviço de agenda e calendário on-line oferecido gratuitamente, está disponível para android, IOS, na web e para desktop. Nele é possível adicionar, controlar eventos, ações, promoções, compromissos, compartilhar a programação com outras pessoas, agregar à sua agenda diversas agendas públicas, entre outras funcionalidades. É possível personalizar colocando localização, alarme, lembrete, adicionar anexos, entre outras coisas. 

Evernote 


Talvez seja uma das ferramentas mais conhecidas para organização de tarefas, o programa Evernote é uma espécie de banco de anotações para tudo o que você quiser, com o diferencial da ferramenta de pesquisa que é super afiada. É ideal para quem passa o dia trabalhando com muitas informações e documentos e precisa organizá-los de uma maneira mais eficiente. O Evernote também pode servir como ferramenta de clipping, é possível guardar textos, artigos ou outros tipos de tipos de conteúdo para leitura.


2. Ferramentas manuais 


Pra quem se sente mais à vontade com ferramentas manuais tem opção também e elas são muito bem vindas. O método mais conhecido é o kanban, um jeito de organização japonês desenvolvido para potencializar a produtividade em um nível industrial, mas foi adaptado e é muito utilizado para gerenciar melhor as atividades, sejam elas domésticas, de estudo ou do trabalho. “Eu tenho um amigo que monta seu próprio Kanban na parede com várias folhas de blocos de notas adesivas, os famosos post its. Outra forma é fazer uma lista num caderno mesmo e ir dando check nas atividades finalizadas”, ressalta Nataly Braz.

A analista de RH ainda completa que o mais importante dessas ferramentas é a questão da gestão a vista, é você ter clareza de todas as atividades que tem a desenvolver. Se você vai usar uma forma virtual ou manual de fazer isso, aí vai de acordo com o gosto de cada um


3. E no caso do home office?



As empresas atualmente tem investido em novos meios de trabalhar, muitas tem dado como opção aos seus funcionários uma escala dividida entre presencial e home office (que nada mais é do que trabalhar em casa). Esse método de trabalho também tem sido muito utilizado atualmente por conta do número grande de profissionais que se tornaram freelancers e fazem das suas casas escritórios. O home office exige mais organização ainda do que o trabalho presencial no escritório, em casa podem haver muitas distrações. “A dica para o home office é se preparar para um dia de trabalho normal, tenha clareza nas atividades que desenvolverá naquele dia. Ah! Tenha também um espaço preparado para esse dia, com uma mesa para o computador, assim como é na empresa”, explica Nataly Braz.

No caso do home office, as mesmas ferramentas virtuais e manuais podem ser opção, use e abuse das dicas e organize a rotina de trabalho, as ferramentas são simples de lidar, com o tempo elas serão uma opção até para vida pessoal, como marcar compromissos, médicos, aniversários, etc. 

Beijos Açucarados!

6 comentários:

  1. OI Juliana, gostei muito das dicas de ferramenta. É muito importante organizar as tarefas seja de modo virtual, manual ou automático. NO trabalho eu uso o Jira.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook /

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza. Que bacana, gostei de saber

      Beijos Açucarados!

      Excluir
  2. Trabalhar de casa é realmente mais complicado e ao mesmo tempo maravilhoso por poder fazer nosso próprio horário. É um pouco mais difícil até se acostumar mas, com organização e muita disciplina pode se tornar a melhor coisa que fazemos.
    Amei as dicas de organização, eu não abandono o planner por nada apesar de utilizar outros meios digitais para me organizar também.
    Amei as dicas.
    Beijocas.

    www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não abandono é meu melhor amigo e fiel escudeiro

      Beijos Açucarados!

      Excluir
  3. Ferramentas úteis e super importantes. Gostei da lista. Eu tenho um bloco de notas bem tradicional que uso no celular.
    Bom fim de semana!

    Até mais, Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU uso o planner, ainda não me rendi 100% ao tecnológico

      Beijos Açucarados!

      Excluir